SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51GENDER BIAS IN CAREER CHOICE IN BRAZILSCHOOL INCLUSION AND PHYSICAL INFRASTRUCTURE OF ELEMENTARY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; ORTIZ-GONZALEZ, Gril  and  REYES-ARAYA, Daniel. A INCLUSÃO ESCOLAR NO CHILE OBSERVADA A PARTIR DA DOCÊNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06806.  Epub Apr 22, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146806.

Com determinação, o Chile tem impulsionado o final de todos os tipos da discriminação educativa. Para tanto, em 2015 promulgou a Lei de Inclusão Escolar. São analisadas as opiniões de professores de estabelecimentos particulares subvencionados da região de Maule (Chile), no âmbito das suas práticas pedagógicas cotidianas no contexto dessa lei. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. A análise permite evidenciar o pensamento e as dinâmicas de trabalho desses atores em contextos educacionais diversos, identificando problemas críticos que, se fossem atendidos, afetariam positivamente seu trabalho, observando-se a necessidade de corrigir dificuldades, estabelecer estratégias pedagógicas e potencializar alguns componentes da lei.

Keywords : INCLUSÃO ESCOLAR; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; PROFESSORES; CHILE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )