SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INTERSECTIONALITIES AND SPECIAL EDUCATION ON THE PERSPECTIVE OF THE INCLUSIVE EDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICES IN MULTIGRADE CLASSROOM: MAIN SOCIO-EDUCATIONAL CHALLENGES IN CHILE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CASTRILLO, Janire; GILLATE, Iratxe; VICENT, Naiara  and  LUNA, Ursula. AS MULHERES MEDIEVAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL: CRÍTICA E PROPOSTAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07313.  Epub July 08, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147313.

Neste trabalho revisamos o tratamento didático sobre as mulheres medievais. Em primeiro lugar, analisamos o conteúdo de quatro livros didáticos de ensino fundamental das principais editoras do País Basco, detectando uma sub-representação das mulheres, a presença de estereótipos e a ausência de questões diretamente relacionadas à sua história. A novidade desses dados radica na demarcação das deficiências a serem resolvidas em um período específico: a Idade Média. Isso nos serve para recorrer às principais linhas historiográficas do medievalismo e, a partir delas, identificar os objetivos do ensino sobre as mulheres medievais a partir de uma perspectiva própria. Com esses referenciais, esboçamos uma série de propostas didáticas para transferir esses conhecimentos para a sala de aula.

Keywords : ENSINO DE HISTÓRIA; MULHERES; IDADE MÉDIA; LIVROS DIDÁTICOS.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )