SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51MEDIEVAL WOMEN IN ELEMENTARY SCHOOL TEXTBOOKS: CRITIQUE AND RECOMMENDATIONSCREATIVITY IN THE DAILY LIVES OF YOUNG PEOPLE: THE PLACE OF SCHOOL AND EXPERIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FREIRE-CONTRERAS, Pamela Andrea et al. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS MULTINÍVEL: PRINCIPAIS DESAFIOS SOCIOEDUCACIONAIS NO CHILE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07046.  Epub July 08, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147046.

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a percepção de professores de turmas multinível no tocante aos principais desafios socioeducativos enfrentados nas suas práticas pedagógicas em uma escola situada em uma comunidade mapuche de La Araucanía, Chile. A metodologia utilizada é qualitativa. Os principais resultados evidenciam que os professores que lecionam em escolas multinível devem atender simultaneamente a diversidade social, cultural, linguística e etária dos alunos, embora não tenham formação profissional para isso. Essa realidade se torna ainda mais complexa se forem consideradas as características do currículo escolar monocultural que não corresponde à modalidade das escolas multinível, nem ao contexto em que tais escolas estão inseridas.

Keywords : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; CLASSE MULTISSERIADA; ENSINO; APRENDIZAGEM.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )