SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51AFFILIATION IN THE SIXTH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL FROM THE PERSPECTIVE OF THE STUDENTSMIGRANT CHILDREN AND THEIR WELCOMING AT SCHOOL: LATIN AMERICAN RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALMEIDA, Luana Costa. INFLUÊNCIAS EXTERNAS COMO ATIVOS OU PASSIVOS NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07376.  Epub Oct 13, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147376.

O artigo examina entrevistas semiestruturadas com sujeitos de diferentes segmentos de quatro escolas, eleitas por contraste, problematizando as influências externas como ativos ou passivos na trajetória escolar dos estudantes. Revela que tanto a influência da família quanto a do bairro são percebidas como potencializadoras ou não de um maior aproveitamento da oportunidade educacional disponível. Passando pelos modelos de socialização no bairro, recursos materiais disponíveis no lar, exposição ao risco de violência e possibilidade de vivência de atividades extraescolares como elementos que atuam como ativos ou passivos, os entrevistados indicam desde a organização familiar, especialmente o acompanhamento escolar provido por ela, até a infraestrutura do bairro como aspectos a serem considerados.

Keywords : ESCOLA; RENDIMENTO ESCOLAR; AMBIENTE SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )