SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51“NO ONE HAS RED WALLS”: A STUDY ON SCHOOL GEOGRAPHIES OF CHILDHOODTHE SAYING OF OTHERS IN TRAINEE TEACHERS’ IDENTITY CONSTRUCTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LEITE, Andriele Ferreira Muri  and  BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. LETRAMENTO CIENTÍFICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E JAPÃO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07760.  Epub Nov 19, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147760.

Este estudo compara o letramento científico de estudantes brasileiros e japoneses com base em resultados do Pisa, visando a contribuir com evidências para a discussão das desigualdades educacionais. Analisa dados empíricos obtidos por meio de observação de aulas de Ciências em escolas do Brasil e do Japão, de questionário aplicado aos professores observados e de entrevistas com especialistas da área de ciências e com responsáveis pelo Pisa nos dois países considerados neste estudo. A análise mostra que as diferenças de desempenho dos estudantes brasileiros e japoneses estão associadas à forma como o sistema educacional de cada país aborda o currículo e a formação continuada de professores, e, ainda, ao uso diferenciado que fazem dos resultados do Pisa.

Keywords : LETRAMENTO CIENTÍFICO; CIÊNCIAS; PISA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )