SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GROUNDED THEORY FOR BEGINNERS: A CONTRIBUTION TO RESEARCH IN EDUCATIONETHNOGRAPHY WITH CHILDREN IN TIMES OF PANDEMIC: AN ETHICAL AND METHODOLOGICAL REFLECTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BIANCHETTI, Lucídio. GRUPOS DE PESQUISA E FORMAÇÃO DE ORIENTADORES: DEPOIMENTOS DE PESQUISADORES. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08943.  Epub July 14, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148943.

Neste artigo, discutem-se as possibilidades dos grupos de pesquisa como espaços-tempos formativos para a consolidação da práxis orientadora na pós-graduação em educação. Constatam-se iniciativas e novas estratégias de orientação em um cenário de exigências internas e induções externas aos programas e seus orientadores. Em pesquisa realizada junto a 562 líderes de grupos de pesquisa que atuam como docentes em cursos de doutorado em educação, coletaram-se dados sobre a organização, o funcionamento e as práticas de orientação nos seus grupos. Os dados evidenciam as estratégias de pesquisa em geral e de orientação em particular, e as percepções dos respondentes sobre o potencial do grupo de pesquisa para a formação de pesquisadores e orientadores.

Keywords : ORIENTAÇÃO DE TESE; PROFESSOR ORIENTADOR; PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO; GRUPO DE PESQUISA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )