SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52WOMEN IN STEM: A BRAZILIAN STUDY IN THE DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃOPERCEPTIONS ABOUT THE UNDISCIPLINED BEHAVIOR OF GIRLS AND BOYS AT SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SENKEVICS, Adriano S.; CARVALHAES, Flávio  and  RIBEIRO, Carlos A. C.. MÉRITO OU BERÇO? ORIGEM SOCIAL E DESEMPENHO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09528.  Epub Sep 01, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149528.

Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.

Keywords : RENDIMENTO ESCOLAR; MERITOCRACIA; NÍVEL SOCIOECONÔMICO; REPRODUÇÃO SOCIAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )