SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52GENDER AND PRE-SCHOOL: THE EXPERIENCES AND STRATEGIES OF MALE EARLY CHILDHOOD EDUCATORSRESILIENT SCHOOLS: INDICATORS FROM LITERATURE AND BORDER SCHOOLS’ PROJECTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SANTOS, Bruna Maria de Sousa  and  FARIAS, Washington Silva de. QUEM TEM MEDO DO PROFESSOR? O DISCURSO DE ÓDIO ENDEREÇADO A PROFESSORES NO ESPAÇO VIRTUAL. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09348.  Epub Aug 08, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149348.

O artigo propõe analisar, à luz do arcabouço teórico-metodológico da análise do discurso pecheutiana, o modo como o lugar discursivo do sujeito-professor tem sido (re)posicionado a partir de narrativas de ódio produzidas no espaço virtual. As análises evidenciam a produção de efeitos de animalização e de demonização da posição que aqui designamos de professor-educador, que opera o/no discurso a fim de justificar tanto a violência contra essa posição quanto seu extermínio, dado que ela é projetada como figura abjeta, indigna e nociva. O exercício analítico empreendido constitui um gesto problematizador da conjuntura contemporânea, procurando (d)enunciar as práticas pelas quais a categoria docente tem sido estigmatizada e descredibilizada em um momento sócio-histórico de crescente ultraconservadorismo e de afirmação do ódio.

Keywords : ÓDIO; PROFESSORES; ANÁLISE DE DISCURSO; ESPAÇO VIRTUAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )