SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52CHOICE OF KNOWLEDGE IN INDIGENOUS SCHOOLS: TWO GUARANI CASES (SÃO PAULO, BRAZIL)EDUCATE FOR DEMOCRACY: THE IMPORTANCE OF LEGAL SOCIALIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MUNOZ-ZAMORA, Graciela; SILVA-PENA, Ilich; MARTINEZ-NUNEZ, María Delia  and  DOBBS-DIAZ, Emily. A EDUCADORA FELIZ: O IMAGINÁRIO EM ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09303.  Epub Oct 22, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149303.

O presente artigo discute o “Imaginário de felicidade” na construção de uma identidade profissional em alunos do jardim de infância. Entende-se que os imaginários sociais constituem esquemas de fluxos e interpretação da realidade socialmente legitimados. Sobre essa base foram analisadas quatorze narrativas de alunos da carreira de jardim de infância, que lidam com o imaginário de sua identidade profissional. Nessa análise o conceito de felicidade foi considerado uma ideia transversal a diferentes componentes da construção identitária.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; IDENTIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )