SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52EDUCATE FOR DEMOCRACY: THE IMPORTANCE OF LEGAL SOCIALIZATIONRESEARCH ANALYSIS ON INCLUSIVE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SILVA NETO, Cláudio Marques da  and  CARVALHO, Marília Pinto de. INDISCIPLINA NA SALA DE AULA E SUAS NUANCES DE GÊNERO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09546.  Epub Nov 22, 2022. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149546.

Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo etnográfico que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de crianças na faixa etária de 11 e 12 anos. Observamos que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente pelos meninos, as meninas também transgridem as regras do jogo pedagógico, mas o fazem de maneira mais discreta e de acordo com formas incorporadas da estrutura da ordem escolar. Os resultados indicam que as noções de gênero e as formas de masculinidade e feminilidade orientam o comportamento de meninos e meninas, bem como interferem na percepção e, consequentemente, na maneira como os docentes lidam com a indisciplina na sala de aula, tendo como resultado a sustentação de divisões binárias de gênero.

Keywords : INDISCIPLINA ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; MASCULINIDADE; FEMINILIDADE.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )