SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52A LOOK AT GEOGRAPHIES OF CHILDHOOD FROM THE ANALYSIS OF SCHOOLYARDSSPECIAL EDUCATION IN THE PANDEMIC: STRATEGIES AND CHALLENGES IN PRIMARY EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FERREIRA, Eduardo Carvalho  and  MORAES, Jerusa Vilhena de. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS: O INÍCIO DE UM DIÁLOGO. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09212.  Epub Mar 15, 2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149212.

Esta pesquisa propõe discutir e problematizar a aproximação entre a noção de alfabetização científica e o ensino escolar das ciências humanas. Enunciamos os resultados da análise de 32 artigos com o objetivo de extrair as suas principais contribuições, princípios, desafios e sugestões com potencial para fomentar esse diálogo. O método aplicado para a construção da análise foi uma heurística cujos resultados deram visibilidade a quatro aspectos gerais: a alfabetização científica como forma de qualificar o ensino escolar das humanidades, o fortalecimento de uma visão sobre a educação escolar baseada em valores científicos, a valorização das práticas como lugar da experiência formativa e a viabilidade de a alfabetização científica ser pensada como uma prática social.

Keywords : ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; CIÊNCIAS HUMANAS; EDUCAÇÃO BÁSICA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )