SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54RESPONSIBLE RESEARCH AND INNOVATION IN THE FIELD OF EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARTINEZ-GALAZ, Carolina et al. REFLEXÃO COLABORATIVA DE DIDATAS COM BASE EM UM SELF-STUDY INTERINSTITUCIONAL. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10065.  Epub May 07, 2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410065.

Apresenta-se um self-study exploratório com cinco formadores de professores especialistas em didática das ciências e da matemática de diversos países. A fim de caracterizar os processos reflexivos da comunidade, são realizados grupos de discussão nos quais são analisadas gravações das aulas dos formadores. Mediante uma análise de conteúdo identificamos dois tipos de intervenções preponderantes na reflexão dialógica: perguntas que levam a aprofundar a prática do outro e avaliações de seus aspectos significativos. Além disso, os aspectos pedagógicos da sala de aula e seu vínculo a elementos teóricos parecem caracterizar o conteúdo da reflexão. Esses processos reflexivos permitem ressignificar a prática dos formadores e mostram potencial em seu desenvolvimento professional.

Keywords : SELF-STUDY; FORMADORES DE DOCENTES; DIDÁTICA; PRÁTICA REFLEXIVA.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )