SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2The concept of rural education in the context of the Landless Rural Workers Movement (MST)The education in the context of the Brazilian agrarian issue and the STATE policies towards the education in/ of rural areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

OLIVEIRA, Renan Dias. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e a educação emancipatória em tempos de crise socioambiental. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.311-324. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46120.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem, desde sua origem, uma atenção especial para os espaços pedagógicos em sua dinâmica de atuação. Um importante local de formação do MST e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), que existe desde 2005, na cidade de Guararema (SP). O objetivo deste trabalho foi pesquisar os cursos oferecidos na ENFF num recorte temporal de cinco anos (2011-2015), a partir do método da observação participante, a fim de compreender a leitura que o MST faz neste momento de crise socioambiental e, por conseguinte, sua proposta de formação educativa voltada para questões amplas da vida dos alunos e também para o mundo do trabalho. Concluiu-se que o MST tem estruturado cursos com essa temática especifica e projetado novos cursos para os próximos anos.

Keywords : MST; Formação; Trabalhadores; Crise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )