SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Gender socialization in families of female workers on rural Sisal environment: the challenge of rupture(Re) planning classes of sciences: the context of a center for social education in Goiania author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

BOUTIN, Aldimara Catarina Delabona Brito  and  FLACH, Simone de Fátima. O movimento de ocupação de escolas pública s e suas contribuições para a emancipação humana. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.429-446. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.45756.

O presente texto propõe reflexões sobre as contribuições do movimento de ocupação de escolas públicas, ocorrido nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, para a formação dos estudantes. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, as dimensões educativas dos movimentos sociais são apresentadas tendo em vista a formação na e para a vida, evidenciando o caráter educativo das ocupações das escolas. Com base na análise da organização das ocupações, em cotejamento com a bibliografia, conclui-se que o movimento de ocupação de escolas, contribuiu para a produção de conhecimentos revolucionários imprescindíveis para a emancipação humana.

Keywords : Movimento Estudantil; Ocupação de Escolas; Transformação Social; Emancipação Humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )