SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MOREIRA, Plínio Cavalcante. Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.40-43. ISSN 0102-4698.

Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem  indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.

Keywords : Ensino de Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )