SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?A presença John Dewey na Constituição do ideário educacional renovador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ALVES, Nilda. Compassos e descompassos do fazer pedagógico. Educ. Rev. [online]. 1999, n.30, pp.65-76. ISSN 0102-4698.

Através da metáfora da música, a autora apresenta aspectos importantes da história quotidianamente construída na escola. Baseando-se na pedagogia do conflito, são identificados três movimentos que compõe "música da escola" : a) a pedagogização do conhecimento, b) a grupalização e c) a criação de um forma de pensar o pensamento. É apresentada uma análise de tres documentos de diferentes épocas, que se referem à realidade brasileira: o Manifesto da Educação Nova (1932), a Carta Brasileira de Educação Democrática (1946) e mais uma vez convocados - Manifesto do Povo e do Governo (1959).

Keywords : Prática Pedagógica; Pedagogia do Conflito; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )