SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue01Relatos de experiencia, saber pedagógico y reconstrucción de la memoria escolarTão longe, tão perto: escrita de si em relatórios de viagens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

TORRES HERNANDEZ, Rosa María. O sentido das instituições escolares na profissão docente desde a perspectiva biográfica. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.01, pp.417-434. ISSN 0102-4698.

O artigo analisa, a partir das autobiografias, os significados que mobilizam os docentes de educação básica em seu encontro com as instituições escolares. Aborda como nestas instituições se estabelecem referências identificadoras substantivas para a profissão docente, para isso se interpretam as narrações autobiográficas levando em conta: 1) as constantes na "variação da velocidade" no discurso, 2) os trajetos, 3) as tensões e contradições. O estudo das autobiografias mostra que a experiência na instituição de educação primária é substantiva para a profissão docente.  O normal é o lugar da identidade profissional, mas em articulação com a experiência acumulada na escola primária, não somente pelos vínculos e sim, além disso, graças às trajetórias e as contradições sustentadas no estabelecimento escolar.

Keywords : Autobiografía; Docentes; Formação; Instituições.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )