SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02A supremacia da perspectiva associacionista em práticas alfabetizadoras no 1º ano do ensino fundamental de nove anosÉtica e educação: caminhos buberianos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MARTINS, Regina Maria Caruccio. O discurso ético do formador para avaliar: a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.91-113. ISSN 0102-4698.

Este texto apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos contendo questões éticas referentes à avaliação dos formadores. Trata-se de uma abordagem dos posicionamentos éticos dos formadores para avaliar, os quais são identificados através do discurso. Interrogados, exprimem suas dificuldades para avaliar no contexto da formação cujo objetivo é o acompanhamento da elaboração do projeto pessoal e profissional de estudantes universitários franceses incritos no primeiro ano. A investigação apresentada valoriza o estudo da singularidade presente no perfil dos formadores participantes da pesquisa. O método utilizado, para a análise do corpus constituído pelo discurso dos formadores, emprega categorias da análise do discurso. Esperamos contribuir para difusão desse instrumento de análise em pesquisas qualitativas do campo da educação com os exemplos apresentados.

Keywords : Pesquisa Qualitativa; Análise do Discurso; Discurso Ético do Formador; Singularidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )