SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue02Produção textual em diferentes gêneros: um caso na formação de professores de químicaAmbiente e cultura Kaingang: saúde e educação na pauta das lutas e conquistas dos Kaingang de uma terra indígena author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ARAUJO, Maria Jaqueline de Grammont Machado de. Disponibilidade, acesso e apropriação da leitura no contexto do programa “literatura em minha casa”. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.02, pp.225-252. ISSN 0102-4698.

No presente artigo, a análise centra-se nas práticas leitoras de quatro famílias de grupos periféricos urbanos, da cidade de Belo Horizonte, que receberam livros literários entregues aos alunos do ensino fundamental nos anos de 2001 a 2003 pelo programa “Literatura em minha casa”. Utilizando-se de conceitos como disponibilidade, acesso e apropriação, esta análise descortinou diferentes representações de leitor em diferentes comunidades leitoras.

Keywords : Políticas e Práticas de Leitura; Letramento; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )