SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue03Narrativas Maxakali: possibilidades para o ensino de cultura e história indígenaEventos artístico-culturais e participação da família na escola de educação infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

SANTOS, Hercules Pimenta dos. Minorias étnicas e educação: o colégio Arnaldo Jansen de Belo Horizonte, MG (1912-1947). Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.63-88. ISSN 0102-4698.

O objetivo principal do presente artigo é abordar a discussão étnica que envolveu a referida instituição, constituída e mantida pela Congregação do Verbo Divino, originária da Alemanha. Para tanto, buscou-se realizar a reconstrução histórica da instituição escolar, seguindo uma abordagem metodológica que confluiu História da Educação, História Política e caminhou por um viés cultural observado nos conflitos de ordem étnica, social e religiosa vividos pelas comunidades de estrangeiros estudadas. Assim, buscou- se compreender como se deu o estabelecimento desse grupo de estrangeiros na, planejada e recém criada, capital mineira, concentrando o estudo nas relações entre estrangeirismos, educação, urbanização e religião. Constatou-se que, em determinados momentos, a presença desta escola foi rejeitada por parte da população local. Essa rejeição ocorreu apesar das propostas que moviam os missionários alemães fundadores do Colégio estar ligadas a questões de grande aceitação cultural.

Keywords : Grupos Étnicos; Escolas Confessionais; Missionários Estrangeiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )