SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue03Minorias étnicas e educação: o colégio Arnaldo Jansen de Belo Horizonte, MG (1912-1947)Revisitando o conceito de autonomia no ensino-aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes. Eventos artístico-culturais e participação da família na escola de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.03, pp.89-118. ISSN 0102-4698.

Eventos culturais que estimulam a participação da família na escola são a ideia central deste texto. Esses eventos são ReggioNarra (Reggio Emilia) e Cantiamo (Pistoia). O objetivo foi analisar a contribuição dessas atividades culturais para efetivação de uma prática participativa da família no cotidiano da escola. Nesse debate, foram utilizados os escritos de Campos (1998); Faria (1995); Corrêa (2006); Paro (2008); Malaguzzi (1971); Ghedini (1993); Catarsi (2008), dentre outros referenciais. Os dados foram coletados, em 2009, por meio de entrevistas, depoimentos e pesquisa bibliográfica e documental. A amostra foi composta por pessoas envolvidas no processo de realização das atividades. As cidades estão localizadas na região norte da Itália. Os eventos foram preparados por toda a comunidade escolar e acontecem anualmente em espaços públicos dos dois municípios, atingindo toda a população. A participação familiar no ambiente escolar gera a participação cidadã e, consequentemente, propostas de políticas de valorização da infância pela municipalidade.

Keywords : Participação; Educação Infantil; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )