SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue04Between the past and history: investigating historical knowledge of children in the early grades in a Brazilian public schoolThe action of "school supporting institutions": On the education of children from Minas Gerais in the 1920s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

CHRISTOFARO, Alice da Conceição  and  ABREU JUNIOR, Laerthe de Morais. A relação entre estudantes e pobreza na Caixa do Estudante pobre Edelweiss Barcellos da Universidade de Minas Gerais (1932-1935). Educ. Rev. [online]. 2013, vol.29, n.04, pp.119-148. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso sobre a pobreza dos estudantes dos cursos superiores da Universidade de Minas Gerais que solicitaram auxílio da Caixa do Estudante Pobre Edelweiss Barcellos (CEPEB) no recorte de 1932 a 1935, destacando as relações de poder e a produção de enunciados que buscavam o convencimento dos sujeitos envolvidos no aval dos pedidos e os jogos e efeitos de verdade para conquistar essa ajuda. A escolha para a análise desse tema está relacionada com a perspectiva foucaultiana sobre o discurso e a produção dos efeitos de verdade. Os enunciados que compõem esses documentos da CEPEB apontaram para a existência de uma formação discursiva sobre a pobreza dos estudantes, que vai além das carências materiais. Eram estabelecidas relações entre esses estudantes e a sociedade em geral, em que aconteciam manifestações de amizade, dependência e auxílio.

Keywords : Universidade de Minas Gerais; Pobreza;; Assistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )