SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Reviews on education and ethical democracy from Mário Vieira de Mello worksRural adult and youth severina's roaming: the exclusion of the right to school in memories and future projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

GERKEN, Carlos Henrique de Souza; ALVARENGA, Tamiris Amanda Rezende de; OLIVEIRA, Daniel dos Santos  and  OLIVEIRA, Ildete Freitas. Letramento, identidade e cotidiano entre jovens Xakriabá. Educ. Rev. [online]. 2014, vol.30, n.4, pp.251-276. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000400012.

O artigo objetiva descrever os modos de apropriação da escrita e suas consequências nos processos de construção de crenças, valores, capacidades e competências em relação à cultura escrita por jovens indígenas que cursaram o terceiro ano do segundo grau entre 2009 e 2011. A consolidação do projeto de escola diferenciada nas aldeias Xakriabá depende dos mecanismos e das representações por meio dos quais os sujeitos interpretam e dão sentido à escola e às práticas de letramento. Observou-se que a escrita no contexto escolar está articulada às demandas sociais e políticas, nas quais jovens escolarizados aparecem como personagens importantes ao lado dos mais velhos, sendo utilizada como mediadora das relações em vários contextos. Além disso, a escrita é importante na construção de narrativas pessoais e coletivas articuladas aos processos de (re)construção da identidade frente às demandas sociais e políticas.

Keywords : Letramento; Cultura Escrita; Identidade; Cotidiano..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )