SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1THE HISTORY TO BE TAUGHT IN SÃO PAULOA GAME FOR SCHOOL PSYCHOLOGY: THEORETICAL AND METHODOLOGICAL PROPOSITIONS FOR BUILDING A LUDIC EDUCATIONAL ARTIFACT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

DURLI, Zenilde  and  SCHNEIDER, Marilda Pasqual. AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DA PROPOSTA CURRICULAR. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.223-248. ISSN 0102-4698.  https://doi.org/10.1590/0102-4698129093.

Este texto procura contribuir com o debate sobre a necessária revisão dos currículos escolares no contexto de ampliação do Ensino Fundamental. São apresentados resultados de um levantamento das especificidades do processo de implantação do Ensino Fundamental de nove anos na rede estadual dos três Estados que compõem a região Sul do Brasil, considerando aspectos normativos implicados na proposta de adequação dos currículos escolares. Destaca, por um lado, o caráter pouco expressivo das orientações emanadas pelas instâncias de regulação intermediária (Conselho Estadual e Secretaria de Educação dos Estados) no processo instituído e, por outro, a atribuição de responsabilidade de revisão curricular aos professores da educação básica, evidenciando (in) congruências nas ações encampadas pelos Estados sulinos

Keywords : Ensino Fundamental de nove anos; Processo de implantação; Região Sul do Brasil..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )