SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4THE JESUIT HERITAGE IN BRAZILIAN EDUCATIONCONTINUING EDUCATION FOR TEACHERS: COLÉGIO PEDRO II'S TEACHER RESIDENCY PROGRAM EXPERIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

RESTE, Carmen Domingues. O POTENCIAL DA ENTREVISTA EM CONTEXTO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.223-248. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698138927.

Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento1, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo. Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.

Keywords : Entrevista; Investigação qualitativa; Representações sociais; Escola reflexiva; Educação intercultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )