SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue2Programa ensino médio inovador as a policy for Encouraging curricular change: from the announced proposition to the reported experiencesCurriculum policies and Professionalization: the knowledge of practice in initial teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MATUS, Claudia. USOS DO AFETO NO CURRÍCULO ESCOLAR. Educ. Rev. [online]. 2016, vol.32, n.2, pp.111-130. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698153449.

Neste artigo, exploramos como o currículo escolar usa o afeto, entendido como uma tecnologia ou força para incitar certos comportamentos e moralidades, em estudantes no Chile. À medida que o currículo organiza o conhecimento em distintas dimensões, por exemplo, as atitudes, é que o afeto consolida a neutralidade requerida para manter ordens sociais e culturais, particularmente quando nos referimos a categorias de raça, etnia, classe social, gênero e sexualidade. Portanto, o objetivo é mostrar como o afeto é usado por meio do currículo escolar para promover formas neutras de produzir sujeitos escolares. Mais que dar respostas, o esforço deste artigo está em produzir uma problemática sobre como a regulação dos sujeitos foi se sofisticando através do currículo.

Keywords : Currículo como conhecimento; Afeto; Produção de sujeito..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )