Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
ANDRADE, Paula Deporte de and COSTA, Marisa Vorraber. NOS RASTROS DO CONCEITO DE PEDAGOGIAS CULTURAIS: INVENÇÃO, DISSEMINAÇÃO E USOS. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e157950. Epub July 12, 2017. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698157950.
Este artigo visa apresentar, analisar e discutir as condições vinculadas ao aparecimento, à disseminação e aos usos do conceito de pedagogias culturais no campo dos Estudos Culturais em Educação, especialmente no Brasil. Para o exame das injunções aí implicadas, são explorados sentidos do termo “invenção”, adotado nas ciências humanas e sociais. Analisam-se as contribuições de David Trend, Henry Giroux, Shirley Steinberg e Joe Kincheloe e Elizabeth Ellsworth, pesquisadores particularmente associados a formulações e desdobramentos do conceito. Tais legados são articulados com o objetivo de mostrar os fios que nos permitem vislumbrar as tramas desse processo de invenção.
Keywords : Pedagogias culturais; Estudos Culturais em Educação; História da Educação; Pedagogia..