SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33THE DESKILLING OF TEACHING WORK IN MEXICO: REFLECTIONS ON THE EXPERIENCES OF YOUTH AND ADULT EDUCATION AND ON PROFESSIONAL EDUCATIONThe illustrated albums from countryside of são paulo: incarnated modernity (1900-1930) 1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

MATTOS, Magda de  and  MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Desenvolvimento profissional de docentes da educação superior em enfermagem: ressignificando experiências. Educ. Rev. [online]. 2017, vol.33, e162238.  Epub Sep 14, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698162238.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente de um grupo de enfermeiras a partir de sua inserção na educação superior. Para tanto, foram utilizados, como referenciais teóricos, os estudos que abordam a formação como desenvolvimento profissional docente, com foco nos conhecimentos e nas aprendizagens necessários à docência da educação superior. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados considerando a abordagem qualitativa como pressuposto metodológico. Para a coleta dos dados, foram utilizadas narrativas orais de seis enfermeiras docentes de uma instituição pública federal de educação superior. Os resultados apontaram que se tornar docente da educação superior engendra um movimento contínuo e permanente de reflexão e ressignificações pessoais, profissionais, institucionais e organizacionais. Portanto, entende-se que um diálogo entre investigação, reflexão e formação docente pode conduzir a mudanças nas atitudes e nas práticas pedagógicas que fortalecem o desenvolvimento profissional docente.

Keywords : Desenvolvimento profissional da docência; Docentes de Enfermagem; Educação superior..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )