Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
MARQUES DE OLIVEIRA, Neusa Denise and CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e173991. Epub Apr 10, 2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698173991.
O artigo apresenta um estudo que teve por objetivo investigar as compreensões das equipes diretivas escolares sobre o serviço de Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário. Participam da pesquisa sete diretores(as), oito supervisores(as) e sete orientadores(as) de sete escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina, totalizando 22 participantes. A análise de conteúdo foi utilizada para analisar as compreensões das sete Equipes Diretivas (ED). Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes tem uma compreensão sobre o AEE focada no público alvo da Educação Especial. Assim, o Atendimento Educacional Especializado parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola.
Keywords : Gestão escolar; Equipe diretiva escolar; Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado.