Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de and SOUZA, Elizeu Clementino de. E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA SOBRE CIÊNCIAS. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e183635. Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698183635.
O estudo objetivou descrever experiências negociadas em trajetórias diversas para entender como elas forjam situações em que é possível imaginar-se uma professora que ensina sobre Ciências. Nessa pesquisa autobiográfica, em que a história de vida é utilizada como dispositivo de investigação, apresentamos a imaginação como um componente importante de nossa experiência no mundo, a qual possibilita-nos criar novas relações, ampliando nosso eu e transcendendo o tempo e o espaço. Sustentamos que, na participação em comunidades sociais, como as comunidades escolares de que as/os professoras/es são membros, significados são (re)negociados na relação com as/os outras/os, conduzindo-as/os a experiências de aprendizagem da docência que as/os permite imaginar-se no mundo, (des)construindo identidades docentes de pertencimento a essas comunidades. Como pertencemos, simultaneamente, a muitas comunidades diferentes, (des)construímos múltiplas identidades ao longo de nossas trajetórias, em um movimento contingente em que vamos assumindo vertentes de nossas identidades.
Keywords : Identidade; Negociação de significados; Imaginação; Ensino de Ciências; Docência.