Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
PEREIRA, NATANA LOPES; MENDES, ANGELITA DARELA; SPANHOL, FERNANDO JOSÉ and LUNARDI, GIOVANI MENDONÇA. BOAS PRÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DE FORMA SISTEMÁTICA NA LITERATURA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214739. Epub July 09, 2019. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698214739.
Este artigo apresenta como tema boas práticas em Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem - AVEA. Seu objetivo, além de elencar melhores práticas na literatura, visa identificar dificuldades e soluções em sua aplicação. Assim, realizaram-se diversas buscas bibliográficas de forma sistemática, para selecionar trabalhos relacionados a boas práticas em plataformas virtuais. Como resultado do método de pesquisa, além de melhores práticas aplicadas em AVEA, para efetivar a mediação do processo de ensino e aprendizagem, também identificaram-se algumas dificuldades em sua implementação. Constatou-se que esses obstáculos giram em torno de abordagens sobre competência digital docente e uso de ferramentas de aprendizagem colaborativa. Nesse viés, a pesquisa sugere, como continuidade em trabalhos futuros, a execução de programas de aperfeiçoamento docente e o desenvolvimento de um modelo com a adaptação e unificação das boas práticas identificadas, visando contribuir na mediação tecnológica de processos complexos como a elaboração de trabalhos acadêmicos.
Keywords : Ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem; boas práticas; ensino superior.