Educação em Revista
Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621
Abstract
CORAZZA, SANDRA MARA. A-TRADUZIR O ARQUIVO DA DOCÊNCIA EM AULA: SONHO DIDÁTICO E POESIA CURRICULAR. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e217851. Epub July 09, 2019. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698217851.
Dotado de um teor ensaístico, este artigo pensa a docência no avesso da doxa educacional, da opinião pública, do espírito majoritário, do consenso burguês, da Voz do Natural, da violência do preconceito e da geleia geral espalhada com as bênçãos do poder. Discute o arquivo da docência, com o qual a Aula é feita, trabalhando-a como um conceito filosófico, que se forja num encontro tradutório entre Currículo e Didática. Realiza experimentações de escrita-e-leitura acerca do tratamento onírico desse arquivo, bem como do direito dos professores de sonhá-lo poeticamente. Conclui que cabe ao professor permanecer em vigília: ato de resistência, preparado no Currículo, conjurado na Didática, lutado na Aula.
Keywords : A-traduzir; Docência; Aula; Poética; Sonho.