SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37(INTERDISCIPLINARY) LICENCIATE DEGREES IN EDUCATION: STUDY ON ITS EXPANSION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LOUREIRO, ROBSON  and  GONCALVES, EMERSON CAMPOS. (SEMI)FORMAÇÃO NO CONTEXTO DAS FAKE NEWS E DA PÓS-VERDADE NA SOCIEDADE EXCITADA - DE ADORNO A TÜRCKE. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e225778.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698225778.

Este artigo problematiza o fenômeno relativo à produção e ao consumo de notícias falsas - fake news - no horizonte da crítica à indústria cultural e à Sociedade Excitada na “era da pós-verdade”, em que parte considerável das pessoas vicia-se tanto no consumo de estímulos imagéticos como na transmissão ininterrupta de mensagens audiovisuais. A hipótese da pesquisa sustenta que a lógica do mercado avança sobre o labor jornalístico, invade o âmbito privado da vida e institucionaliza, como ethos aceitável, a [re]produção de uma existência fake que faz par e nutre-se na semiformação - Halbbildung. O vigor da análise aposta na reatualização do conceito de formação - Bildung, no âmbito da educação escolar, capaz de contribuir para ampliar a compreensão sobre a lógica de funcionamento da máquina produtora de doses, cada vez mais viciantes, de choques visuais que excitam, entorpecem, minam os sentidos e a capacidade de crítica e autocrítica dos indivíduos.

Keywords : Fake news; Formação; Semiformação; Bildung; Halbbildung.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )