SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38EMPLOYMENT CONTRACTS AND TEACHERS’ ILLNESSES: ANALYSIS OF LEAVES FROM THE TEACHERS OF THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM OF MINAS GERAIS’ STATEFOUCAULT, EDUCATION, AND THE NEOLIBERALISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

COSTA, DANIELLE DOS SANTOS VELOSO DA; OLIVEIRA, TIAGO  and  MARIANO, FLÁVIA CRISTINA MARTINS QUEIROZ. UTILIZANDO ANÁLISE DE CONTEÚDO NO DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26761.  Epub Oct 02, 2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698-26761.

A peça-chave para o desenvolvimento de um software é conseguir extrair dos usuários/clientes as suas necessidades. Para isso, a interação com os usuários/clientes é de extrema importância. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é, através de um estudo de caso, compartilhar a experiência no processo de derivação dos requisitos de uma ferramenta/software educacional, utilizando a técnica de análise de conteúdo e trazendo, com isso, informações relevantes sobre a necessidade e a importância do envolvimento do usuário no processo de desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, buscou-se, em primeiro lugar, na literatura pertinente, as melhores práticas desse processo, detalhando a importância da participação dos usuários/clientes. Em seguida, foram realizadas entrevistas com um grupo de potenciais usuários, no caso os docentes, da ferramenta educacional proposta, a fim de esclarecer a seguinte pergunta: “o que uma ferramenta educacional para o ensino sobre plágio deve possuir para promover a aprendizagem?”; e, posteriormente, foi feita a análise de conteúdo das entrevistas. Dessa forma, foi possível definir os conteúdos mais pertinentes ao ensino do tema do plágio, para serem tratados pela referida ferramenta, além das abordagens pedagógicas, ou seja, as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes para o desenvolvimento desse tema com seus alunos. Além disso, as entrevistas se mostraram como fontes fundamentais para a identificação das necessidades e sugestões dos docentes acerca da ferramenta/software educacional.

Keywords : Plágio acadêmico; Usuários/clientes; Ferramenta/software educacional; Novos produtos; Derivação de requisitos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )