SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING: GROUNDING THE PRACTICE OF LINGUISTIC ANALYSIS ON THE BAKHTINIAN STUDIESLATIN AMERICAN EDUCATION AND ITS LABYRINTHS: ABOUT RESISTANCES, INSURGENCIES AND UTOPIAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ROCHA, RENATA AMARAL DE MATOS  and  PORTO, CARLOS ROBERTO. RETEXTUALIZAÇÃO: DO CURTA-METRAGEM À HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e26188.  Epub Feb 03, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-46926188.

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a prática da retextualização como recurso favorecedor da escrita de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, na escola. Essa prática possibilita o contato prévio dos educandos com textos a serem produzidos por eles e oportuniza a compreensão deles sobre o contexto de produção e recepção textual. Neste estudo, os estudantes retextualizaram o curta-metragem La Luna em histórias em quadrinhos. A proposta consistiu na mudança de gênero textual e na manutenção da tipologia narrativa, pois, na pesquisa, focalizamos, especificamente, a apreensão da composição do tipo textual narrativo por parte dos informantes, no âmbito de suas produções textuais. Para tanto, adotamos a abordagem teórica sociointerativista, com base em Bronckart (1999), Antunes (2010), Marcuschi (2008) e Ribeiro (2013). Os resultados desta pesquisa evidenciam que a grande maioria dos educandos conseguiu estruturar seu texto narrativo de modo coerente e demonstrou ter apreendido como pode se dar a construção do esquema narrativo.

Keywords : retextualização; narrativa; esquema narrativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )