SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39THE POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF THE CONCEPT OF MÍMESIS TO THINKING UNDERGRADUATE SCIENTIFIC RESEARCH IN TIMES OF REGULATION OF CONDUCT IN RESEARCHMENTAL HEALTH AT UNIVERSITY: ACTIONS AND INTERVENTIONS AIMING STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

NORNBERG, LUI; RESCHKE, MARIA JANINE DALPIAZ  and  GARCIA, JULIANA BITTENCOURT. IMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38758.  Epub May 15, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838758.

Pensar a universidade em contextos emergentes requer considerar que, se a universidade de outrora errou por dar excessiva ênfase ao passado, a de hoje se vê impelida pelo presente inexorável e pelo futuro imprevisível, forçando-a a rever as suas concepções e as práticas pedagógicas desenvolvidas na aula universitária. O recorte do estudo que aqui apresentamos se deteve a analisar de modo qualitativo três relatos de práticas protagonizadas e apresentadas por participantes do XI Seminário Internacional de Educação Superior (XI SIES) da Rede Sul-brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), realizado em 2018 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os trabalhos selecionados obedecem ao critério de apresentar, pelo menos, duas das dimensões de inovação, pois entendemos que uma prática inovadora deve apresentar, pelo menos, duas das dimensões propostas por Cunha (2006). Os trabalhos elegidos apresentaram duas dimensões relacionadas e com maior destaque, são elas: Ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender e Reorganização da relação teoria/prática. Os autores que sustentaram este trabalho foram, principalmente, Santos (2010), Franco (2012), Didriksson (2008), Cunha (1998, 2006), Morosini (2014), Tardif (2002) e Shulman (1989), orientando a análise pretendida na compreensão dos contextos emergentes ou no campo das práticas pedagógicas e da inovação. Os desafios são muitos, mas o estudo evidenciou o interesse e o protagonismo de professores e estudantes na direção de uma prática pedagógica mais significativa e emancipatória.

Keywords : pedagogia universitária; inovação; prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )