SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39PEDAGOGY OF BROADCAST OF WOMEN'S SOCCERCONQUERING HEARTS AND MINDS: SOCIAL AND EMOTIONAL COMPETENCIES AS A REFLECTION OF NEOLIBERAL RATIONALITY IN LIFE PROJECT TEACHING TEXTBOOK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

GUIMARAES, PATRICIA BALDOW; MAGALHAES, ANTÔNIO DE PÁDUA  and  OLIVEIRA, ALTAMIR FERNANDES DE. DO PROJETO PEDAGÓGICO À SALA DE AULA: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DO CURSO BC&T. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39599.  Epub Sep 15, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839599.

Este estudo objetivou caracterizar a interdisciplinaridade no âmbito do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - BC&T - de uma universidade federal localizada no estado de Minas Gerais, com base no proposto pelos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares e respaldado em obras de autores como: Lenoir (1998), Japiassu (1976), Coimbra (2000), Fazenda(2010), Fortunato e Confortin (2013), Tosta (2011), Almeida (2010) e Morin (2003). Como questão de pesquisa, propôs verificar se o curso, através do seu Projeto Pedagógico e das ações didático-pedagógicas, se encontra em consonância com as diretrizes e os princípios norteadores dos Bacharelados Interdisciplinares - BIs - em relação à interdisciplinaridade. Para isso, foi desenvolvido um estudo de cunho qualitativo e quantitativo com a realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo, este último com a utilização de questionários aplicados a alunos do quinto e sexto períodos e realização de entrevistas semiestruturadas com professores. Em resposta à questão principal da pesquisa, foi verificado que, de um modo geral, no contexto do curso não é adotada uma metodologia interdisciplinar, conforme previsto nas diretrizes e princípios norteadores dos BIs. Com base na análise dos dados e apoiados no aporte teórico dos autores consultados, foram apresentadas propostas que visam contribuir para a difusão da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem dos BIs. Além disso, previu contribuir para o desenvolvimento científico da temática de modo a possibilitar novas discussões que visem garantir a efetividade de ações interdisciplinares nas instituições educacionais.

Keywords : interdisciplinaridade; bacharelado interdisciplinar; projeto pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )