Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Est. Aval. Educ. [online]. 2003, n.28, pp.23-38. ISSN 0103-6831.
O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre “padrões e avaliação” são igualmente considerados.
Keywords : Educational evaluation; Action policy; Criterion Referenced Test; Decisiontaking processes; Meta-evaluation; Dissemination of results.