SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35THE PME OF BRAZILIAN BORDER MUNICIPALITIES: DIAGNOSIS OF THE GOAL FOR MANAGEMENTTHE PNE (2014-2024) LIMITS IN THE COLLABORATION SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

COUTO, ANDRé AUGUSTO  and  SOUSA, SANDRA ZáKIA. ACESSO À CRECHE NOS MUNICíPIOS BRASILEIROS E O PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10527.  Epub Mar 25, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10527.

Este artigo tem como objetivo analisar a evolução do acesso à creche nos municípios brasileiros no primeiro quinquênio do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor. Para tanto, foram calculados indicadores de atendimento educacional de 5.565 municípios brasileiros, sendo aferidos para 2014, que representa o início do PNE, e para 2019, seu quinto ano de vigência. Para esse cálculo, foram utilizados dados de matrículas de crianças com até três anos e populacionais de mesma faixa etária. Os resultados apontaram um país com baixo acesso à creche, com municípios atendendo, em média, no quinto ano do PNE, 32,2% das crianças com até três anos. Evidenciou-se também a existência de desigualdades de acesso associadas ao nível socioeconômico, distribuição regional e localização dos municípios.

Keywords : ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA; CRECHE; INDICADORES EDUCACIONAIS; PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )