SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35SOCIAL SKILLS AND EMPATHY IN BASIC EDUCATION TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BROOKHART, SUSAN M.; LOUREIRO, TRADUçãO: LAURA MENDES  and  QUEVEDO-CAMARGO, REVISãO TéCNICA: GLADYS. O USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO E RECOMENDAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10803.  Epub May 07, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10803_port.

Esta revisão crítica de 17 estudos sobre o uso de rubricas e outros instrumentos referenciados por critérios na educação básica teve dois propósitos. O primeiro foi analisar estudos referentes somente ao ensino fundamental e médio, porque as análises anteriores eram muito voltadas para estudos relativos ao ensino superior. O segundo foi usar esses estudos como base para recomendações que possam ser úteis para os professores em sala de aula e para os formadores de professores e gestores escolares que trabalham com eles. Três recomendações para o uso de rubricas com alunos do ensino fundamental e médio resultaram da presente revisão: (1) garantir que as rubricas sejam de alta qualidade; (2) planejar atividades que envolvam ativamente os alunos com as rubricas; (3) usar rubricas para vincular a avaliação formativa com a atribuição de notas.

Keywords : RUBRICAS; AVALIAÇÃO; SUCESSO ACADÊMICO; MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )