SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35META-EVALUATION OF EMANCIPATORY ASPECTS: A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSALMAPPING SCIENTIFIC PRODUCTION ON SCHOOL CLIMATE: AN INTEGRATIVE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

OLIVEIRA, JULIANA LARA DE; ROCHA, GLADYS  and  ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ. RUBRICA: RECURSO NA AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DA ANAMNESE NO CURSO DE MEDICINA. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10674.  Epub May 31, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10674.

Neste artigo apresentamos e discutimos um instrumento para subsidiar a avaliação do aprendizado de estudantes do curso de Medicina na competência de realização da anamnese. Trata-se de uma rubrica para padronizar o levantamento de informações por parte dos preceptores desse curso, que visa a ampliar as possibilidades de tal avaliação, minimizando situações de acentuada subjetividade, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dessa competência, extremamente importante na formação médica. A avaliação, como uma forma de qualificar um objeto educacional e emitir um juízo de valor sobre ele, é parte essencial do processo pedagógico, no entanto muitos professores não recebem preparação para realizá-la, o que acaba por comprometer a validade e a fidedignidade e por limitar o potencial da avaliação no ensino.

Keywords : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO SUPERIOR; FORMAÇÃO MÉDICA; RUBRICAS..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )