SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Ecofeminism, Care Theory and the Criticism to Female Stray Animals Protectors“A Detour in Longing”: Gender, Sexuality and Lesbian Desire in Carla Trujillo’s What Night Brings and Emma Pérez’s Gulf Dreams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

MONTEIRO, Flávia Rodrigues. Vozes que importam: o sótão ecoa pela casa. Rev. Estud. Fem. [online]. 2018, vol.26, n.3, e58562. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2018v26n358562.

Em The Buddha in the Attic, Julie Otsuka explora dois tópicos principais: a prática conhecida como Picture Bride (noivado por foto) e os campos de concentração para nipo-americanos durante a Segunda Guerra. Uma análise do desenvolvimento de ambos os tópicos na narrativa revela paralelos com questões em potencial enfrentadas por mulheres e sujeitos diaspóricos na contemporaneidade, conectando-as com abordagens teóricas sobre esses pontos. É interessante notar que a narrativa é basicamente desenvolvida em primeira pessoa do plural com expansões ocasionais para outros sujeitos como “eu”, “ela”, “ele” e até mesmo “você”. O efeito desse jogo entre singular e plural é uma narrativa que descreve uma experiência coletiva mas evita essencialismos. Mesmo focando em vozes de mulheres, o livro também explora diferentes subjetividades envolvidas na experiência diaspórica. Assim, a narrativa de Otsuka dá voz a sujeitos desempoderados que ficaram trancados no sótão da história por um longo tempo e faz com que essas vozes ecoem pelas casas da contemporaneidade.

Keywords : literatura de autoria feminina; subjetividade; crítica feminista; diáspora.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )