Revista Estudos Feministas
Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584
Abstract
CARVALHO FILHO, Evanilson Gurgel de; MAKNAMARA, Marlécio and CHAVES, Silvia Nogueira. Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e80256. Epub Sep 01, 2022. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256.
Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.
Keywords : currículo; narrativas seriadas; estudos culturais; gêneros; sexualidades.