SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 issue23Educação escolar elementar na França: uma nova reforma?Dimensões da aprendizagem: uma abordagem de caracterização e avaliação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

DEMO, Pedro. Universidade e reconstrução do conhecimento. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1999, vol.07, n.23, pp.129-144. ISSN 0104-4036.

Argumenta-se em favor da importância da reconstrução do conhecimento na universidade. Aponta-se para dois focos principais da universidade contemporânea: reconstrução do conhecimento e aprendizagem reconstrutiva dos alunos. Vivemos na sociedade do conhecimento e isto torna o mandato da universidade ainda mais relevante, desde que passe a ver na pesquisa o ambiente central de aprendizagem. Pesquisa é tratada como princípio científico e educativo, combinando a importância de produzir conhecimento com a de educar novas gerações.

Keywords : Reconstrução do Conhecimento; Pesquisa como Ambiente da Aprendizagem; Universidade e Sociedade do Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )