SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue66Academic rankings: an approach to rank portuguese universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

ZUCCHETTI, Dinora Tereza  and  MOURA, Eliana Perez Gonçalves de. Práticas socioeducativas e formação de educadores: novos desafios no campo social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2010, vol.18, n.66, pp.09-28. ISSN 0104-4036.

Este texto tem o propósito de discutir práticas socioeducativas que, ao priorizarem mais a formação para o trabalho, incorporam a forma de socialização escolar, contribuindo mais para o disciplinamento de jovens do que para sua formação e “libertação”. Ressalta-se sua distancia em relação à educação popular freireana, denunciando os limites e possibilidades de uma formação de educadores que ocorre à margem de espaços de produção do conhecimento. Para tanto, nos apoiamos na pesquisa “Formação de Educadores em Práticas de Educação Não Escolar” (CNPq), onde acompanhamos reuniões pedagógicas de dois projetos socioeducativos, voltados para jovens, moradores da cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Keywords : Educação não Escolar; Práticas Socioeducativas; Formação de Educadores; Educação Popular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )