SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue71Representações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitárioExame Nacional de Desempenho dos Estudantes na visão de líderes formais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

GUERRA, Gleice Kelly de Souza  and  MACHADO, Laêda Bezerra. Representações sociais de avaliação processual construídas por professoras. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2011, vol.19, n.71, pp.363-380. ISSN 0104-4036.

Este artigo analisa as representações sociais de avaliação processual construídas por professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade do Recife-PE. O referencial de base para o estudo foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 2003) e Jodelet (2001). O estudo foi realizado junto a 20 docentes. A entrevista semiestruturada foi utilizada como procedimento de coleta. Tratamos o material com o suporte da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam a existência de uma representação social que ganha contornos em função do uso diversificado de instrumentos avaliativos de modo a resgatar uma memória significativa das aprendizagens dos alunos. Esse conhecimento, entretanto, parece está sendo usado pelas professoras de forma difusa e pouco consistente em suas práticas avaliativas. Nossos resultados apontam a necessidade de pesquisas que venham aprofundar esses achados.

Keywords : Avaliação Processual; Representações Sociais; Professoras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )