Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
JIMENEZ FERNANDEZ, Carmen and BAEZA DELGADO, María de los Ángeles. Factores significativos del rendimiento excelente: PISA y otros estúdios. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2012, vol.20, n.77, pp.647-676. ISSN 0104-4036.
O presente trabalho se centra em três pesquisas sobre alunos com rendimento excelente. O estudo de PISA Top of de class, que analisa os fatores subjacentes ao rendimento excelente de alunos entre 15 e16 anos; o estudo de uma amostra de alunos espanhóis que obtiveram o Premio Extraordinário de Ensino Médio e um terceiro estudo sobre alunos que obtiveram Bolsa de Excelência para estudar na Universidade de Madrid. Chega-se à conclusão que embora a procedência social não seja determinante, a maior parte dos alunos com rendimento excelente procedem de ambientes culturalmente favorecidos, ainda que o centro escolar exerce maior influência que a classe social; a quantidade de horas semanais que o currículo dedica ao ensino das disciplinas fundamentais e a quantidade de horas que o aluno dedica ao estudo são fatores importantes do rendimento excelente; os centros com melhor rendimento atraem mais aos alunos com rendimento excelente e, por sua vez, há mais alunos com rendimento excelente nos centros mais elitistas; no estudo de PISA não há diferenças de gênero, no Ensino Médio e na Universidade persistem redutos sexistas.
Keywords : Fatores do Rendimento Excelente; Escola e Rendimento Excelente; Esforço e Rendimento Excelente.