SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue88Management of municipal education systems: Planning and federal balance in questionOn the complementarity of classical test theory and item response models: item difficulty estimates and computerized adaptive testingSobre a complementaridade da teoria clássica dos testes e dos modelos de resposta ao Item: estimativas da dificuldade do item e testes adaptativos computarizados author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

TAKAHASHI, Fátima Gonçalves Messias  and  ALVES, Vicente Paulo. Imagens representacionais das políticas públicas à educação e à saúde, no imaginário de um grupo de idosos da comunidade Quilombola−Kalunga, de Monte Alegre de Goiás. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.567-591. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300002.

As Teorias do Imaginário de Gilberto Durand e o Teste AT-9 de Yves Durand permitem levantar imagens individuais e grupais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas sobre o imaginário de um grupo de idosos da comunidade Quilombola-Kalunga, em Monte Alegre de Goiás (Brasil). As entrevistas versaram também sobre as políticas públicas de educação e de saúde, que podem dar melhores condições de vida a esses idosos. Sabe-se que a oferta e o controle das diretrizes das políticas públicas em educação e em saúde estão transcritas na Constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003), mas, efetivamente, elas não chegam aos lugares mais remotos do País. O relato da pesquisa busca demonstrar que, junto com a cultura do silêncio dos kalungas, está a omissão e o clientelismo do poder público, que deixa essa população sem atendimento na área de educação e de saúde.

Keywords : Imaginário; Idoso da comunidade Quilombola-Kalunga; Políticas públicas em educação e em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )