SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue88Administrative and pedagogical practices that can contribute to the performance of students in municipal elementary schools in Prova BrasilAnalysis of studies and researches on the social meaning of the University for All Program (PROUNI) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

COSTA, Andreia Rubina da Conceição  and  BENTO, António V.. Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.88, pp.663-679. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000300006.

Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.

Keywords : Organizações escolares; Gestão de recursos humanos; Liderança; Práticas de liderança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )