Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Print version ISSN 0104-4036
Abstract
FREIRE, Luiz Gustavo Lima and DUARTE, António Manuel. Concepções de estudantes universitários brasileiros sobre os fatores e as funções da aprendizagem. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2016, vol.24, n.91, pp.380-394. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362016000200006.
Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem de um grupo de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica: os resultados relativos às suas concepções sobre os fatores e as funções de aprendizagem. Quinze estudantes de um curso de Psicologia foram entrevistados com base num guião de uma entrevista semiestruturada. As respostas, sujeitas a uma análise de conteúdo, revelaram a atribuição, à aprendizagem, de funções adaptativas, cognitivas, motivacionais e interpessoais, assim como de fatores pessoais e ambientais. Os resultados permitem a constatação de uma replicação de parte das concepções sobre os fatores e as funções da aprendizagem anteriormente reveladas por outros estudos fenomenográficos, assim como do surgimento de concepções aparentemente novas.
Keywords : Aprendizagem acadêmica; Concepções de aprendizagem; Fenomenografia.